VOLTAR

Minc participa de criação de áreas de preservação em Búzios e Arraial do Cabo

MMA - www.mma.gov.br
05 de Nov de 2009

Quando: Sexta-feira 6 de novembro, às 11h, às 13h e às 18h

Onde: Marco histórico da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo (RJ) [em frente à Igreja dos Remédios]; Hotel Rio Búzios, em Armação dos Búzios (RJ); Avenida Baronesa de Mesquita n 20 Centro, Mesquita (RJ) [em frente à estação ferroviária de Mesquita]

Em Arraial do Cabo (RJ), às 11h, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participará do ato de assinatura de criação do Parque Natural Municipal da Restinga de Massambaba, no marco histórico da Praia dos Anjos, em frente à Igreja dos Remédios.

Após o almoço, às 13h, o ministro segue para Búzios para participar da solenidade de posse do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da assinatura de decretos da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha de Búzios e do Parque dos Corais, no Hotel Rio Búzios, em Armação dos Búzios (RJ). O evento será realizado pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Pesca de Armação dos Búzios.

A legislação, além de incentivar o turismo ecológico no Parque dos Corais, pretende preservar os bancos de corais e, para isso, definirá os tipos e as quantidades de embarcações que terão permissão para passar por cima dele, sem prejudicá-los, bem como os trechos em que os barcos poderão circular.
Já na APA Marinha, a partir do Decreto, será feito um plano de manejo para utilização da área com o objetivo de estabelecer o ordenamento pesqueiro e náutico da região.

Projeto Iguaçu às 18h em Mesquita - No fim do dia, às 18 horas, o ministro Carlos Minc participa de audiência pública em Mesquita sobre os detalhes das obras do "Projeto Iguaçu", cujo objetivo é combater as inundações, urbanizar as margens dos rios e a recuperação ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.

O objetivo da audiência é apresentar à população as intervenções já realizadas e as que ainda serão feitas em Mesquita e nos demais municípios contemplados pelo projeto (Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e bairros da Zona Oeste, como Bangu e Senador Camará). Estima-se que, pelo menos, 2,5 milhões de moradores serão beneficiados com as obras.

Conhecido como "PAC da Baixada Fluminense", o Projeto Iguaçu recebe recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) e, nesta primeira fase de obras, já foram investidos R$ 285 milhões para o desassoreamento e revitalização dos rios, construção de vias canais e parques fluviais, e ainda o reassentamento da população que vive às margens dos rios.

A audiência pública será na Igreja Evangélica de Mesquita, na Rua Baronesa de Mesquita, 10, centro de Mesquita, na Baixada Fluminense, e contará com a presença da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.