VOLTAR

Minc anuncia força nacional com 50 homens

O Globo, O País, p. 5
03 de Mar de 2009

Minc anuncia força nacional com 50 homens
Projeto original era ter guarda ambiental com 2 mil integrantes

Bernardo Mello Franco

O governo federal anunciou ontem a criação de uma companhia da Força Nacional de Segurança especializada no combate a crimes ambientais. O grupo será integrado por 50 homens, que podem ter o reforço de outros 350 até o fim do ano, e também poderá ser empregado em atividades sem relação com a defesa do meio ambiente. A novidade sepultou a promessa do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de criar uma Guarda Nacional Ambiental com dois mil homens dedicados integralmente a ações contra o desmatamento.
O plano original foi divulgado em maio de 2008, quando Minc tomou posse. Em sua primeira entrevista no Palácio do Planalto, Minc disse que a ideia teria aval do presidente Lula. Ontem, admitiu que o projeto ficará na gaveta, e alegou que a criação de um novo órgão exigiria mudanças na Constituição.
- Em vez de criar uma nova polícia, vamos pegar as que existem e vocacioná-las - justificou Minc.
Mil novos fiscais, mas sem poder para punir
Apesar da mudança de planos, o ministro prometeu investimentos para qualificar as polícias estaduais e reforçar os quadros do Ibama e do Instituto Chico Mendes, que ganhariam o reforço de mil fiscais este ano. Esses funcionários, porém, não terão poder de polícia e não poderão reprimir e prender responsáveis pela devastação ilegal das florestas.
Minc antecipou que novos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que serão divulgados hoje, apontam queda no desmatamento da Amazônia de novembro a janeiro.
Devido às chuvas, a época costuma ser marcada pela redução das derrubadas. Minc não revelou números, mas disse que a queda da devastação foi significativa em relação ao mesmo período do verão anterior. Mas admitiu que a impunidade ambiental ainda é regra no país:
- Os mesmos que há 20 anos assassinaram Chico Mendes continuam com a arma da impunidade na mão.
Na mesma solenidade, no Ministério da Justiça, o ministro Tarso Genro disse que a Polícia Federal deve enviar mais mil homens para a Amazônia. O contingente também será usado em outras ações, como o combate ao narcotráfico e ao contrabando de diamantes.

O Globo, 03/03/2009, O País, p. 5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.