VOLTAR

Mesmo com Russia, Kyoto nao atingira meta

OESP, Geral, p.A17
08 de Out de 2004

Mesmo com Rússia, Kyoto não atingirá meta
Especialistas dizem que emissões cresceram muito desde os anos 90, quando acordo foi aprovado
Alessandro Greco
A aprovação pelo governo russo da adesão ao Protocolo de Kyoto, ocorrida na quarta-feira da semana passada, não vai resolver o problema de pôr as emissões globais em níveis 5,2% menores do que em 1990, como determina o acordo internacional pela redução de gases poluentes causadores do aquecimento global firmado na cidade japonesa em 1997.
"É preciso entender que o protocolo é um esforço para reduzir as emissões.
Da década de 90 para cá, os países já aumentaram muito suas emissões e não será possível atingir as metas estabelecidas por ele em 2012", explica Nuno Cunha e Silva, diretor da Ecosecurities, empresa especializada em finanças ambientais, uma das pioneiras na área. "Ele tem deve ser visto como um aprendizado."
"A aprovação pela Rússia não resolve o problema. A situação é muito mais complexa. Ninguém fez um inventário de quanto os países conseguem vender de créditos de carbono. Sem isso, fica difícil fazer qualquer previsão sobre o protocolo", diz Carlos Martins, da Ecoinvest, também especializada em finanças ambientais.
Ontem o governo russo enviou a ratificação paro parlamento, que ainda tem de aprová-la. Deve haver grande resistência na Casa. "Temos russos trabalhando na nossa empresa e eles acham que a decisão vai demorar", diz Cunha e Silva.
A discussão está prevista ainda para este ano e, se aprovada, a ratificação entrará em vigor em 90 dias. "As discussões poderiam começar agora em outubro e o processo de ratificação poderia ser concluído até o fim do ano", afirmou o primeiro-ministro Alexander Zhukov.
A decisão da Rússia será fundamental para o acordo. O país é o terceiro maior emissor e seria o único capaz de se unir aos 125 signatários, fazendo-os atingir o índice mínimo para que vigor: 55% das emissões registradas em 1990. (Com AP e Reuters)

OESP, 08/10/2004, p. A17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.