VOLTAR

Mesmo com a homologação indígenas divergem sobre interesses

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/
19 de Abr de 2010

BOA VISTA - A homologação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, ocorreu há quase um ano, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo com a demarcação, os conflitos entre os indígenas continuam sem cessar. A vitória conquistada pelos índios, não foi suficiente para acabar as disputas internas, nas comunidades da Reserva. O motivo seria a existência de grupos com alianças com a classe empresarial, e os outros com movimentos sociais voltados para índios. A análise é do professor e antropólogo, Alexandro Namem.

De acordo com o professor, houve decisões favoráveis, em Roraima, para os indígenas devido à Homologação da Reserva.

- Houve uma modificação para melhor com a demarcação da reserva. O processo de luta continuará pelos indígenas para buscar políticas públicas voltadas, especificamente, para eles. A homologação contribuiu para uma vida diferenciada para os índios, mas os conflitos, entre as etnias, vão continuar, porque os interesses dos grupos são muito distintos. A briga interna, é anterior a homologação -, analisa Namem.

Os interesses de representantes políticos, segundo o antropólogo, prevalecem ainda sobre as perspectivas das comunidades indígenas.

- Políticos favorecem a classe empresarial, deixando de lado as políticas públicas voltada para indígenas -, afirma Namem.

Sobre a discriminação que ainda há pela sociedade, quanto aos índios que vivem no meio urbano, à base para modificar esta situação, está na educação.

- A criança tem de crescer, sabendo que vivemos em uma sociedade pluriétnica. A educação vem contribuir para esta conscientização. Antes das políticas públicas para os índios, a educação será o seio da família, a base para desenvolver ideias claras -, explica o antropólogo.

Integrantes do Conselho Indígena de Roraima (Cir) e da Sociedade de Defesa dos Povos Indígenas de Roraima (Sodiur), são asentidades que disputam interesses individuais, e maior ocupação interna, dentro da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol.(MM)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=103851

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.