VOLTAR

MEC premia projeto indígena de Dourados

Dourados Agora - www.douradosagora.com.br
09 de Dez de 2008

O Programa de Ações Educativas Complementares da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, que abrange os projetos "Ka`agwy Renopuã" (Florescer da Mata) e "Ka'aguy Poty" (Flor da Mata), receberá, em Brasília, nos dias 17 e 18 de dezembro, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" do Ministério de Educação- INEP/MEC.

O secretário municipal de Educação, professor Antonio Leopoldo Van Suypenne, anunciou a premiação durante a entrega da revitalização a Escola Municipal Etalívio Penzo, no Parque das Nações II. De acordo com Leopoldo, no mês de setembro o Programa de Ações Educativas Complementares já estava selecionado entre os 35 melhores projetos do país e agora no início de dezembro veio a confirmação da colocação de Dourados entre os 10 melhores do Brasil.
O Programa funciona em parceria com as secretarias municipais de Agricultura Familiar, Assistência Social e Economia Solidária e ainda a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Energias do Brasil (Enersul) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Os projetos já beneficiaram vários adolescentes, entre 12 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, selecionados pelas escolas municipais indígenas. Os adolescentes já desenvolveram várias atividades como a roça escolar, viveiro de mudas, piscicultura, horta, culinária, informática, esporte e atividades sócio-educativas. Essas ações são um laboratório a céu aberto onde os adolescentes obtêm importantes informações sobre educação ambiental, manejo e cultivo de plantas. Além disso proporcionam a quem visita o projeto a oportunidade conhecer as espécies de árvores nativas e frutíferas e também um pouco mais da realidade dos adolescentes indígenas do nosso município.

Mais do que realizar atividades de produção de mudas no pomar, na horta escolar e no viveiro, os adolescentes fazem também o replantio dessas mudas nas nascentes e nas margens dos córregos recuperando as matas ciliares, resultando no reflorestamento de áreas significativas das terras indígenas de Dourados.

Aproximadamente 200 alunos já atuaram nos projetos no contra-turno escolar, permanecendo na escola em período integral. Até o final do ano de 2007 os alunos recebiam uma bolsa-auxílio dos programas PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Agente Jovem, do Governo Federal. Em 2008 o programa Agente Jovem foi substituído pelo Pró-jovem adolescente, cujos critérios dificultaram a inclusão dos adolescentes nos termos do Programa. Segundo a professora Teodora de Souza, gestora de Processos em Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação, torna-se difícil o desenvolvimento de projetos articulados com programas do Governo Federal por não existir um programa específico e diferenciado para atender as necessidades dos adolescentes e jovens indígenas.

Devido a estas questões, o Programa, que começou em julho de 2005, atualmente encontra dificuldades para continuar. Por isso, o coordenador geral do programa, professor Reginaldo Candado, destaca a relevância do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, pois além do reconhecimento nacional e do intercâmbio com outros projetos do país, a premiação é de suma importância e trará uma grande motivação para continuar as atividades nos dois projetos.
Até então, a coordenação geral do Programa esteve centralizada na Secretaria Municipal de Educação, porém as escolas receberam orientações sobre como continuar gerenciando as atividades, o que deverá acontecer a partir do próximo ano de 2009.

Reconhecimento internacional
O Programa de Ações Educativas Complementares está cadastrado no projeto Dourados Cidade Educadora, bem como na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Em abril desse ano foi apresentado a uma platéia de líderes de vários países no "X Congresso Internacional de Cidades Educadoras", realizado em São Paulo/SP e serviu de exemplo para o mundo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.