VOLTAR

Mato Grosso elabora mapa geológico digital da mineração

Gazeta de Cuiabá-MT
28 de Mai de 2002

A mineração de Mato Grosso vai sair do esquecimento para entrar no mapa. Um convênio entre Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração e CPRM Serviço Geológico do Brasil vai garantir a pesquisadores e empresários acesso ao mapeamento do potencial geológico mato-grossense na escala um para um milhão. O trabalho vai envolver pesquisadores do Serviço Geológico. Já o governo do Estado garante a infra-estrutura para a pesquisa, que conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e do GeoClube.
Atualmente, o investidor que quiser aplicar recursos na exploração de minérios em Mato Grosso encontra dificuldades pela ausência do mapeamento atualizado. "O setor de mineração está na base do desenvolvimento de Mato Grosso e precisa retornar ao seu ponto de destaque na economia", enfatiza o presidente do Crea-MT, Jair José Durigon. A apresentação da metodologia de pesquisa, bem como a assinatura do convênio, ocorrerão no plenário do Conselho, em 04 de junho, às 20h.
Para tanto, estarão em Cuiabá personalidades da Geologia nacional. O geólogo Carlos Schobbenhaus virá especialmente para a solenidade, juntamente com os geólogos Jofre Lacerda e João Henrique. Eles fazem parte da equipe nacional do Serviço Geológico do Brasil. O representante do Estado será o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Ricardo Corrêa.
O geólogo Waldemar Abreu Filho, que compõe a equipe mato-grossense do Serviço Geológico do Brasil, informa que o mapa será dinâmico. A atualização ocorrerá sempre que houver mudança no quadro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.