VOLTAR

Mário Juruna

Folha de São Paulo (São Paulo/SP)
Autor: Eunice R. Durhan
13 de Nov de 1980

Os entraves vividos pelo cacique xavante, Mário Juruna, para participar do Tribunal Russell (iniciativa de um grupo pacifista que se propõe defender os direitos humanos), tem conferindo-lhe visibilidade na mídia. A própria proibição configura grande denúncia aos problemas que o índio tem que enfrentar para fazer reconhecer direitos essenciais à sua sobrevivência.
A antropóloga Eunice Durhan levanta "o simples fato da enorme redução numérica da população indígena brasileira, que tem sido decorrência fatal do convívio, assim como os constantes entraves à inegável obrigação do Estado de demarcar as reservas indígenas, são provas mais que contundentes na omissão dos poderes públicos para com o bem estar e sobrevivência dessa população". Pesquisadora e professora da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Eunice destaca elementos críticos sobre o cenário de ferimento aos direitos humanos (não só, mas principalmente, indígenas) no cenário político atual.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.