VOLTAR

Mapa traz informações sobre situação de Guaranis na América Latina

Rede Brasil - http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania
30 de Ago de 2017

Mapa traz informações sobre situação de Guaranis na América Latina
De acordo com o "Mapa Guarani Digital", são 280 mil indígenas vivendo pelo continente, sendo 85 mil apenas no Brasil

Redação RBA publicado 30/08/2017 13h37
ANISTIA.ORG

Guarani constituem um dos povos de maior presença territorial no continente americano e estão distribuídos por 1.416 comunidades
São Paulo - Foi lançado nesta terça-feira (29), em São Paulo, o "Mapa Guarani Digital", construído por mais de 200 colaboradores, entre comunidades guarani, indigenistas e acadêmicos. O mapa identificou 280 mil indígenas guaranis vivendo em toda a América Latina. O Brasil é o que mais abriga essa população: são 85 mil, divididos em 278 aldeias, localizadas em 198 terras.
Segundo a publicação, os Guarani constituem um dos povos indígenas de maior presença territorial no continente americano e estão distribuídos por 1.416 comunidades, aldeias, bairros urbanos ou núcleos familiares, desde o litoral do Atlântico até a região pré-andina.
Apesar de constatar quase 200 territórios indígenas no Brasil, o mapa mostra a situação legal dessas aldeias e apenas 33 terras estão regularizadas pelo governo federal.
Para os colaboradores envolvidos na elaboração do projeto, trata-se de um instrumento de apoio para as demandas das comunidades guarani pelo reconhecimento de seus territórios e por políticas públicas que respeitem sua autonomia como povos que vivem em diferentes países.
Ainda segundo a publicação, o mapa também leva ao leitor a realidade violenta enfrentada pelos povos, como a invasão e destruição de suas terras por parte colonos, fazendeiros, sojicultores, usineiros e petroleiros. Estes problemas são constatados no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina.
Entre os órgãos responsáveis pelo estudo estão Centro de Trabalho Indigenista (CTI), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Instituto Socioambiental (ISA) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2017/08/mapa-traz-informaco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.