VOLTAR

Mapa interativo mostra desmatamento dos 9 países da Amazônia

O eco -http://www.oeco.com.br
25 de Out de 2012

A plataforma de mapas interativos de ((o))eco, o InfoAmazonia.org , disponibilizou nesta quinta dados de desmatamento dos 9 países que detêm a maior floresta tropical do planeta.

Até então, desde que lançado na Rio+20, o InfoAmazonia agregava apenas informações sobre áreas desmatadas no Brasil. A partir de agora, o desmatamento poderá ser acompanhado nas florestas do Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Os dados da PanAmazônia foram incluídos no mapa do desmatamento graças a uma parceria com o sistema Terra-i, um consórcio de pesquisadores que utiliza imagens dos satélites Aqua e Terra para fazer um monitoramento a cada 16 dias da destruição da floresta. A série histórica do Terra-i inicia-se em 2004 e os dados mais recentes mostram desmatamentos de maio de 2012. A atualização é disponibilizada a cada 3 meses.

Já as informações sobre o desmatamento no Brasil presentes no InfoAmazonia são providas pelos dois sistemas de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Prodes, considerada a taxa oficial de desmatamento, é atualizado uma vez por ano. E o Deter, o sistema de alertas em tempo real, é disponibilizado a cada mês .

Um dos colaboradores do projeto, o professor Mark Mulligan, do King´s College de Londres, explicou em conversa telefônica que o Terra-i funciona a partir de um programa (ou algoritmo) que permite aos computadores identificarem alterações fora do padrão comum das variações naturais da vegetação. O monitoramento do sistema abrange toda a América Latina, mas no caso do InfoAmazonia ,os limites utililizados para definir as fronteiras da PanAmazônia são aqueles adotados pela Rede Amazônica de Informação Sociambiental Georeferenciada (RAISG).

Além do King´s College, as organizações que colaboram com o Terra-i são o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT - DAPA, baseado na Colombia), a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC) e a School of Business and Engineering -HEGI-VD, escola de engenharia baseada na Suíça.

Uma das tendência identificadas pelo Terra-i é um aceleramento da destruição das florestas da Colômbia na região de Caquetá (Veja análise aqui: http://www.terra-i.org/terra-i/data/view-videos.html). A região estava sob domínio das FARC até o início dos anos 2000. Mas o processo de pacificação permitiu que produtores locais voltassem a produzir grãos e aumentarem as fazendas de gado leiteiro, como mostrou reportagem de ((o))eco Amazonial.

http://www.oeco.com.br/geonoticias/26595-mapa-interativo-mostra-desmata…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.