VOLTAR

Mapa especial do IBGE define limites

JT, p.12
08 de Jul de 1995

Mapa especial do IBGE define limites
Esboço sai em 30 dias
A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende pôr fins à polêmica sobre a definição de Mata Atlântica criada entre ambientalistas e técnicos do governo desde que o anteprojeto de lei para preservação da região foi apresentado no dia 28.
O mapa do IBGE serviu de base para a elaboração do documento e o instituto tomou a iniciativa de preparar uni esboço mais detalhado que deve ficar pronto em 30 dias, segundo Ney Alves Ferreira, diretor adjunto de Geociências do IBGE.
Pelo anteprojeto de lei a área sob proteção é 70o%o menor que o território preservado pela atual legislação. o decreto 750. "Estamos usando o mapa do IBGE, a área está definida sobre unia base técnica e científica afirma Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão responsável pela elaboração do anteprojeto.
No mapa usado pelo Ibama há erros de nomenclatura apontados pelo biólogo João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Instituto Socioambiental e conselheiro da Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo ele, foram usados critérios diferentes para a Mata Atlântica e para a Amazônia.
Não somos contra a preservação, mas não podemos incorrer em uma falha técnica e colocar como sendo Mata Atlântica o que não é, afirma o presidente do Ibama.

JT, 08/07/1995, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.