VOLTAR

Maia manda criar comissão para analisar projeto do governo sobre garimpo em terra indígena

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Elisa Clavery
06 de Fev de 2020

Tema estaria na competência de oito comissões. Reservadamente, aliados de Maia dizem que a criação de uma única comissão permitirá a ele controlar o ritmo de tramitação da matéria.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou nesta quinta-feira (6) que o projeto do governo para regulamentar a mineração em terras indígenas será encaminhado à análise de uma comissão especial na Casa.

Para que a comissão seja efetivamente criada, ainda é necessário um ato de criação e a leitura em plenário. Em seguida, os líderes indicam os membros que vão compor o colegiado.

Segundo o sistema da Câmara, o projeto de lei enviado pelo governo caberia a oito comissões permanentes: de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Minas e Energia; Direitos Humanos e Minorias; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ao determinar a criação da comissão, Maia segue o regimento da Câmara, que diz que matéria de competência de mais de três comissões permanentes será tratada em um colegiado especial.

Reservadamente, aliados de Maia afirmam que a decisão do presidente de tratar do tema em uma comissão especial garantirá a ele o "controle" da matéria, podendo administrar o ritmo da tramitação do projeto.

Embora não conste do regimento da Câmara, um acordo político permite há muitos anos que o presidente da Câmara defina os nomes para a presidência e relatoria de comissões especiais. Com isso, ao criar uma comissão especial, Maia traz para ele a definição de quem conduz esse debate.

Em novembro do ano passado, o presidente da Casa disse, em entrevista à jornalista Miriam Leitão, que arquivaria um projeto sobre mineração em terras indígenas.

"Recebo e arquivo, recebo e arquivo. A gente não pode usar o argumento de que está tendo mineração ilegal para liberar", afirmou na ocasião.

O texto enviado pelo governo vai à comissão em caráter conclusivo, o que significa que, uma vez aprovado, pode seguir diretamente para o Senado - a não ser que um recurso com as assinaturas de pelo menos 51 deputados peça a apreciação pelo plenário da Casa.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/02/06/maia-manda-criar-comis…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.