VOLTAR

Lotes petrolíferos rivalizam com Áreas Naturais Protegidas na Amazônia

EBC - http://www.ebc.com.br
Autor: Allan Walbert
05 de Dez de 2012

A falta de políticas públicas para planejar o crescimento da exploração de petróleo na região amazônica tem lançado riscos sobre o meio ambiente. A edição mais atual do mapa Amazônia Sob Pressão ((http://pib.socioambiental.org/en/pt/pt/noticias?id=119469&id_pov=136)), divulgado na terça-feira (4), informa que os lotes petrolíferos por lá existentes sobrepõem com 6% da superfície total das Áreas Naturais Protegidas (ANP). Os 327 lotes totais ocupam 15% da Amazônia.

Leia mais reportagens da série Amazônia Sob Pressão

Planos para conectar Atlântico ao Pacífico ameaçam Amazônia (http://pib.socioambiental.org/en/pt/pt/noticias?id=119386&id_pov=136)

O mapa sinaliza que 80% dos lotes da Amazônia, no total de 263, estão concentrados na região andina, onde se encontram quase a metade dos povos indígenas, metade dos mananciais aquáticos amazônios e rica diversidade biológica. No Peru, cerca de 84% de todo o território são destinados a atividades da indústria do petróleo. No mesmo país, 49% dos lotes estão sobrepostos a ANPs, independente do estado de exploração.

Em relação a territórios indígenas (TI) na Amazônia, 13% (273.801 km²) são correspondentes a lotes petrolíferos. 8% dos lotes já estão em fase de extração do petróleo. No Peru, 66,6% dos lotes petrolíferos estão sobrepostos a TIs.

"Os governos definem o destino de recursos públicos em políticas que não incluem a prevenção, mitigação nem investimentos necessários para compensação de impactos socioambientais", cita o atlas.

Maiores produtores

Apesar da Petrobras ser a segunda empresa de petróleo que mais atua na Amazônia em termos de área (72.131km²), com operações no Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia, o atlas não registrou nenhum tipo de sobreposição significativa aos TIs no Brasil.

No quesito sobreposição a ANPs, os maiores produtores de petróleo da América do Sul (Brasil e Venezuela) registraram índices menores a 1%. Os dois países tem produção petrolífera focada em plataformas marítimas.

Confira o mapa da proporção de lotes petrolíferos por ANP nos países amazônicos. Guiana, Suriname, e Guiana Francesa não foram incluídos na categoria

Confira a tabela da proporção de lotes petrolíferos por ANP nos países amazônicos. Guiana, Suriname, e Guiana Francesa não foram incluídos na categoria.

http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2012/11/lotes-petroliferos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.