VOLTAR

Linhão de Teles Pires está finalizado

Valor Econômico, Empresas, p. B2
29 de Jul de 2016

Linhão de Teles Pires está finalizado

Rodrigo Polito

O linhão de transmissão que escoará a energia da hidrelétrica de Teles Pires, na divisa do Mato Grosso com o Pará, para o sistema nacional está concluído e depende apenas da licença ambiental de operação para iniciar o funcionamento, informou a Matrinchã Transmissora de Energia, consórcio formado pela chinesa State Grid (51%) e a paranaense Copel (49%), responsável pelo empreendimento. Com investimentos de R$ 1,9 bilhão, a linha possui extensão total de 1.005 quilômetros.
"A linha está concluída e capacitada para operar. Para isso, depende apenas da licença de operação da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso", afirmou o consórcio, em nota ao Valor.
Licitado em 2012, o empreendimento estava previsto para entrar em operação em janeiro de 2015. Antes da conclusão do prazo, a Matrinchã entrou com pedido de excludente de responsabilidade pelo atraso nas obras e prorrogação do cronograma do projeto.
Segundo o consórcio, os atrasos refletiram a identificação de materiais arqueológicos no trajeto da linha, a demora pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na análise desse conteúdo e o embargo em áreas de terras necessárias para a implantação da linha, entre outros fatores.
Na última semana, porém, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou o pedido da Matrinchã de prorrogação do cronograma e de isenção de responsabilidade pelo atraso na implantação da linha.
Ao Valor, o consórcio informou que estuda recorrer da decisão da autarquia inclusive em âmbito jurídico. "A companhia avalia a possibilidade de interpor recurso, no âmbito administrativo e/ou jurídico, à rejeição da Aneel para os pedidos de prorrogação do cronograma da obra e de excludente de responsabilidade", informou em nota.

Valor Econômico, 29/07/2016, Empresas, p. B2

http://www.valor.com.br/empresas/4651719/linhao-de-teles-pires-esta-fin…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.