VOLTAR

Linha de transmissão que interliga Brasil e Uruguai recebe licença de operação do Ibama

IBAMA - http://www.ibama.gov.br
06 de Fev de 2015

O presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, assinou, no último dia 23/01, a licença de operação 1281/15 para a linha de transmissão (LT) Interligação Brasil-Uruguai.

O empreendimento é de responsabilidade da Eletrobras e é composto por uma LT em 230 kV com 3 km de extensão, uma subestação com classe de tensão em 230/525 kV (Subestação Candiota) e uma LT com classe de tensão em 525 kV e 60 km de extensão até a divisa com o Uruguai. O sistema é resultado de acordo binacional e tem como objetivo a interligação elétrica entre o Brasil e o país vizinho, visando à importação e exportação de energia para atender às demandas energéticas de ambos os países. Em especial, permitirá o envio de energia produzida nas usinas termelétricas da região de Candiota/RS. Como a frequência de rede utilizada no Brasil (60 Hz) é diferente da uruguaia (50 Hz), foi construída uma subestação conversora no Uruguai, na cidade de Melo. Partindo daquela cidade, uma linha de transmissão em 500 kV com cerca de 300 km segue até a cidade de San Carlos, onde uma subestação rebaixadora (500 kV / 150 kV) faz a conexão com o restante do sistema uruguaio.
Ao longo do processo de licenciamento, duas audiências públicas foram realizadas, sendo promovida alteração do traçado inicialmente proposto, o que possibilitou a compatibilização do empreendimento com a exploração futura das reservas de carvão mineral de melhor qualidade já identificadas na região. Por outro lado, o processo alavancou a criação (e sua inscrição no Sistema Nacional de Unidades de Conservação) da Reserva Biológica Municipal Biopampa pelo município de Candiota, a qual receberá recursos da compensação ambiental do empreendimento, conforme decisão da Câmara de Compensação Ambiental Federal.
Durante a operação, será dada continuidade ao monitoramento ambiental que vinha sendo executado durante a instalação da linha, sendo agora priorizada a avaliação da eficácia do sistema de sinalização para a avifauna, implantado nos segmentos mais sensíveis do traçado. Além deste, outros nove programas ambientais serão executados, entre eles, aqueles destinados à gestão da faixa de servidão e ao monitoramento de ruídos e de interferências eletromagnéticas. O licenciamento foi conduzido pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama no Rio Grande do Sul, orientado pela Coordenação de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos, da Diretoria de Licenciamento Ambiental.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/linha-de-transmissao-que-interliga-b…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.