VOLTAR

Liminar pode tirar usina de São Manoel do leilão A-5

Valor - http://economia.uol.com.br/
Autor: Josette Goulart
21 de Out de 2011

A Justiça federal do Mato Grosso determinou a suspensão, por 90 dias, das audiências públicas da usina hidrelétrica de São Manuel, com capacidade de 700 MW, prevista para ser construída no rio Teles Pires na divisa entre Mato Grosso e Pará. Caso o governo federal não consiga derrubar a liminar, a usina deve ficar de fora do leilão que será realizado em dezembro deste ano. O projeto é o maior entre as hidrelétricas previstas para o leilão de longo prazo, conhecido como A- R (A menos cinco), e é de grande interesse dos principais geradores de energia e construtores do país.

O processo de audiências públicas é necessário para a obtenção da licença prévia, que precisa ser emitida até pelo menos 45 dias antes da data de realização do leilão. Nesta semana, as dificuldades começaram a aparecer depois que aldeias indígenas prenderam, mantendo como reféns em suas terras, representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Funai que estavam tentando explicar o projeto aos índios Kayabi e Munduruku. Os problemas com os índios já tinham feito o Ibama adiar, por tempo indeterminado, as audiências públicas que deveriam acontecer neste fim de semana.

De acordo com informações do Ministério Público Federal do Pará, a decisão judicial tomada hoje prevê não só o adiamento por 90 dias como ainda que o Ibama e a EPE sejam obrigados a traduzir os estudos de impacto ambiental para as línguas indígenas dos povos que serão afetados.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/10/21/liminar-po…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.