VOLTAR

Lideranças indígenas denunciam violência e ameaças de morte

Radioagência Nacional/EBC - www.radios.ebc.com.br
Autor: Maíra Heinen
16 de Abr de 2015

No último dia de Acampamento Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios, alguns indígenas integrantes do movimento estiveram no Congresso Nacional para participar de sessões solenes no Senado e na Câmara dos Deputados em homenagem ao dia 19 de abril, Dia do Índio.

O grupo também acompanhou uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde pôde relatar as principais demandas das populações tradicionais. Além da PEC 215, que pretende transferir do Poder Executivo para o Legislativo a função de demarcar terras indígenas, violências e ameaças também estiveram no centro da pauta. É o caso de Hozana Poruborá, de Rondônia, que diz ser ameaçada de morte por fazendeiros da região.

Sonora: "Por eu ser a liderança desse povo lá, eu vivo sofrendo ameaças de morte pelos fazendeiros, porque eles têm interesse na terra, porque a terra é produtiva. De primeiro, eles tinham muito gado e agora está entrando a soja e o arroz."

Para Cleber Buzatto, o secretário-executivo do Cimi, Conselho Indigenista Missionário, além de lutar pela terra e por direitos, o risco de perder a vida é hoje uma das principais preocupações dos índios.

Sonora: "O que tem acontecido é na verdade um ataque frontal, um ataque violento e sistemático dos diferentes poderes aos povos indígenas. Seja da forma física, por meio de ameaças, por meio de tentativas de assassinatos, como também violências de ataques aos próprios direitos dos povos, o que vem acontecendo aqui na Câmara dos Deputados."

Os indígenas também reforçaram na audiência as exigências que colocaram numa carta endereçada à presidenta Dilma Rousseff. A deputada Janete Capiberibe, do PSB do Amapá, relatou que entre os pedidos está a assinatura de decretos por parte da presidenta.

"Eles pedem que a presidenta retire da gaveta mais de 20 decretos de homologação de terras indígenas sem nenhum impedimento e assine, e publique para que eles possam ter tranquilidade neste território."

O Acampamento Terra Livre reuniu mais de mil e quinhentos indígenas em Brasília. A Mobilização Nacional Indígena ocorreu em todo o país, nesta semana, com atos e encontros para reivindicar e debater os direitos indígenas atacados por diferentes projetos de lei, protestar contra a paralisação das demarcações, entre outros assuntos.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2015-04/l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.