VOLTAR

Líder Yanomami pede a Londres que ratifique convenção de povos indígenas

EFE
17 de Out de 2007

Londres, 17 out (EFE).- O líder Yanomami Davi Yanomami entregou hoje uma carta ao Governo de Londres na qual pede que ratifique a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os povos indígenas.

Na carta, depositada no número 10 de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, Davi afirma que as terras dos Yanomami estão "ameaçadas pelos madeireiros, os mineiros e os fazendeiros".

"Meu povo está sofrendo, e nossa comunidade está constantemente ameaçada. Mas essa lei internacional poderia nos salvar", afirma o líder indígena no documento.

"Nosso país (Brasil) assinou a convenção, mas estamos muito tristes porque outros países, como o seu (Reino Unido), não o fizeram. Quantos mais países a ratificarem, mais peso terá no direito internacional", argumenta.

David Yanomami diz ter ouvido que Londres se nega a assinar o convenção porque não há povos indígenas no Reino Unido, mas argumenta que "os povos indígenas de outros países podem ser afetados por projetos financiados pela Grã-Bretanha".

A eventual ratificação por Londres da convenção estimularia as empresas britânicas a trabalharem em outros países para cumprir o que o documento estabelece.

A Convenção 169 é a lei internacional sobre povos indígenas mais importante. Ela reconhece os direitos de propriedade sobre a terra e estabelece que os índios devem ser consultados nos projetos que os afetem diretamente.

Ao contrário da Declaração da ONU sobre os povos indígenas, adotada recentemente, a Convenção 169 da OIT é vinculativa para os Governos que a ratificaram.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.