VOLTAR

Licença deixa de ser centralizada

OESP, Vida, p. A28
17 de Dez de 2009

Licença deixa de ser centralizada
Projeto aprovado na Câmara define quem dará concessões

Denise Madueño
Brasília

O plenário da Câmara aprovou o projeto de descentralização das concessões de licenciamento ambiental sob críticas do PV e com aplausos da bancada ruralista. O projeto define quando as concessões serão da União, dos Estados ou dos municípios, acabando com a necessidade de múltiplos licenciamentos, e unifica no órgão responsável pela autorização o poder de fiscalizar e de punir infratores. O PSOL e o PV impediram o placar unânime: 317 votos a favor, 17 contrários e 1 abstenção.

O fim da sobreposição de atribuições deverá facilitar a concessão de licenças de operação. A proposta foi incluída no pacote de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Unir o licenciamento, a fiscalização e a punição vai evitar decisões contraditórias entre os vários órgãos ambientais, dará mais segurança aos funcionários públicos da área e vai diminuir os litígios judiciais", disse o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA).

Os licenciamentos serão primordialmente concedidos pelos Estados. Em alguns casos, expressamente pelo órgão da União. Há a hipótese de um ato do Executivo definir tipos de empreendimentos que ficarão sujeitos à concessão federal, a partir de proposta de uma comissão com representantes do Estado, município e União e com a participação de um membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Nesse caso, deverão ser considerados critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade.

Pelo projeto, a União terá a competência pelo licenciamento sempre que o empreendimento for localizado em dois ou mais Estados, em terras indígenas e na plataforma continental, por exemplo. A responsabilidade cabe ao Estado quando se tratar de unidades de conservação estaduais, exceto Áreas de Proteção Ambiental (APAs), florestas públicas ou unidades de conservação do Estado. Caberá aos municípios a concessão de licenças para empreendimentos que possam causar impacto ambiental no âmbito local.

CRÍTICAS

Para o líder do PSOL, Ivan Valente (SP), a descentralização tira poderes do Ibama e do Conama. "Essa proposta é resultado da pressão das empreiteiras, das grandes obras de infraestrutura e, particularmente, da bancada ruralista", disse.

OESP, 17/12/2009, Vida, p. A28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.