VOLTAR

Leitão faz compromisso com povos indígenas do Xingu na busca por votos

Circuito Mato Grosso http://circuitomt.com.br//index.php
08 de Set de 2018

Os candidados ao Senado Federal começaram buscar votos em suas bases eleitorais no interior de Mato Grosso. Para reduzir a diferença de votos entre os candidatos líderes nas pesquisas na capital que tem até o dobro das intenções de voto, o foco dos candidatos agora é o interior. Em sua passagem por Sinop nesta quinta-feira (06), o candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) reuniu com lideranças indígenas da etnia Kaiabi.

O tema principal do encontro foi saúde. Na oportunidade, os índios entregaram o relatório da Conferência Nacional de Saúde Indígena, cujo documento aponta para a necessidade da construção de um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e uma Casa de Saúde Indígena (Casai) na região.

Formada por mais de 2,2 mil, sendo que a maioria vive no Parque Nacional do Xingu, a etnia tem como referência o Hospital Regional de Alta Floresta. É o que afirma o diretor geral da unidade, José Marcos da Silva. "Recebemos uma demanda grande de índios no hospital. E o Nilson Leitão é um deputado que sempre ajudou nosso hospital. Abrangemos uma região de seis municípios e pegamos um pouco do Pará e do Amazonas. E para que possamos atender toda essa região, precisamos do apoio dele no Senado".

Contudo, Yefuká Kayabi, que é articulador político do movimento indígena do povo Kawaiwete, defende necessidade da construção de equipamentos de saúde voltados para a saúde indígena. "Com o crescimento da população indígena, a demanda também aumentou. O DSEI Xingu já não dá conta de suprir nossa necessidade. Portanto, esses é o desejo das nossas lideranças que brigam por isso há 30 anos. Muitos já se foram. Mas o desejo continua. Então acreditamos no trabalho do Nilson e o apoiamos para o Senado", declarou.

Na mesma esteira, Josiane Kaiabi, da aldeia Kururuzinho, pediu para que o deputado federal e candidato ao Senado ajude, atuando junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que está vinculada ao Ministério da Saúde, e da Fundação Nacional do Índio (Funai). "Então, acreditamos nele como deputado federal. Agora, subindo mais esse degrau até o Senado Federal, poderá nos ajudar ainda mais. Temos um respeito muito grande por ele, pois encontramos diálogo e compromisso conosco", asseverou.

http://circuitomt.com.br/editorias/politica/133209-leitao-faz-compromis…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.