VOLTAR

Lago será usado para criação de peixe

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
24 de Mar de 2010

O lago da usina hidrelétrica Jatapu, no sul do Estado, será utilizado para criação de peixe. A medida foi acertada em reunião com produtores da vicinal 4 de Caroebe, o governador José de Anchieta Júnior e representantes da Cooperativa de Agricultores Agroextrativistas e Agropecuaristas do Sul de Roraima (Coopaex). A área a ser utilizada corresponde a 1% do volume do lago.

O projeto experimental irá envolver 30 piscicultores associados a Coopeax, mas existe a possibilidade de envolver até 200 pessoas de todos os municípios da região. Parte das águas remanescentes de Jatapú será utilizada para a criação de tambaquis e matrinxãs em redes.

A cessão das águas, que é de responsabilidade da Companhia Energética de Roraima (Cerr) será feita à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que irá coordenar o projeto.

O estudo técnico do projeto já está pronto, segundo o presidente da Coopeax, César Alves Pereira, e aguarda apenas o licenciamento ambiental. Ele espera que não haja mais demora no inicio do projeto devido a compra dos alevinos ter um período especifico para a aquisição.

"Se não começarmos este projeto agora vamos perder mais um ano, haja vista, que os alevinos são comprados fora do estado e precisamos fazer a compra antecipada devido a grande procura no mercado", explicou.

O presidente afirmou ainda que o projeto tem viabilidade para produzir até mil toneladas de peixe ao ano. Ele destacou a qualidade da água do rio Jatapú como sendo mais um fator positivo para o sucesso do projeto.

Para o secretário de Agricultura, Eugênio Thomé, o setor agropecuário de Roraima passa por um momento de transformação e citou o projeto da criação de peixes em Jatapú como mais uma ação inédita do governo do Estado no sentido de tornar Roraima referência na piscicultura.

"A criação em Jatapú será a redenção de dezenas de piscicultores não apenas do sul de Roraima, mas de todas as regiões. Aliado a esta ideia, estamos trabalhando no transporte e na comercialização do peixe para agregar valor ao produto", informou Thomé.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=82758

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.