VOLTAR

Klabin é referência em manejo florestal

GM, Saneamento & Meio Ambiente, p. A11
20 de Mai de 2004

Klabin é referência em manejo florestal

Empresa recebe prêmio da Rainforest Alliance e quer expandir produção de papel e cartões. A Klabin foi considerada uma empresa "referência de padrão de sustentabilidade" pela Rainforest Alliance, organização não-governamental norte-americana de fomento a boas práticas de manejo dos recursos naturais. A companhia recebeu a premiação ontem, em Nova York, ao lado de outras cinco empresas, como Ikea, Domtar, Tembec, The Precious Wood Group e FedEx Kinko. Em sua décima quarta edição, o prêmio é parte do Smart Wood, programa da entidade que incentiva proprietários de terras, madeireiras, companhias de celulose, papel e outros produtos florestais a adotarem práticas de manejo sustentável. O programa é responsável pela certificação do Forest Stewardship Council (FSC) para diversos países.

A Klabin foi uma das primeiras do setor de celulose e papel na América Latina a receber a certificação FSC pelas suas florestas de eucalipto na região de Telêmaco Borba, no Paraná, onde estão concentradas as atividades industriais e de plantio florestal do grupo. São 118 mil hectares de reflorestamento (pinus, eucalipto e araucária) e 85 mil hectares de mata nativa preservada.

Novos mercadosDe acordo com Reinoldo Poernbacher, diretor de assuntos estratégicos da Klabin, a premiação da Rainforest Alliance reforça a postura da empresa de sustentabilidade de seus negócios nos aspectos sociais e ambientais, e será mais um trunfo para a abertura de novos mercados para exportação. "Grandes mercados, como Europa, Estados Unidos e Canadá estão cada vez mais preocupados com a saúde socioambiental de seus fornecedores, e exigem bom manejo das florestas, padrões de sustentabilidade e inserção das comunidades nos processos produtivos", afirma.

A Klabin, que exporta papel, cartões e embalagens para cerca de 50 países, quer ampliar a produção e estuda a inserção em novos mercados, ainda não definidos. "Tanto a certificação FSC quanto o reconhecimento por parte de organizações internacionais confirmam o bom desempenho das atividades florestais da empresa para potenciais clientes diretos e da cadeia de custódia", diz Poernbacher. Atualmente a Klabin está em processo de obtenção da certificação FSC para suas áreas florestais em Santa Catarina, na região dos municípios de Otacílio Costa e Correia Pinto, que estará pronta no segundo semestre.

Programa de certificação

O Programa Smart Wood da Rainforest Alliance teve início em 1989, e já concedeu a certificação florestal FSC para cerca de 13 milhões de hectares em mais de 1.000 empreendimentos em todo o mundo. No Brasil, o mercado para produtos florestais madeireiros e não madeireiros certifcados está em franco cres-cimento, como demonstrou a Feira Brasil Certificado, realizada no mês passado, em São Paulo. Esse mercado, que atualmente movimenta em torno de R$ 1 bilhão ao ano, deverá triplicar até 2005, segundo estimativas da Imaflora, uma das organizações que concedem o selo FSC no Brasil. "De 1996 para cá, já foram certificados 1 milhão de hectares de florestas plantadas e 500 mil hectares de nativas no País", afirma André de Freitas, secretário executivo da Imaflora.

kicker: No Brasil, mercado para produtos florestais certificados deve triplicar até 2005

GM, 20/05/2004, Saneamento & Meio Ambiente, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.