VOLTAR

Justiça determina que União e Funai concluam processo de revisão de limites em terra indígena no extremo sul da Bahia

G1 Bahia - https://g1.globo.com
25 de Out de 2023

Decisão ocorreu após uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal. Órgão alegou suposta irregularidade na criação do Parque Nacional de Monte Pascoal, que teria subtraído a maior parte da área utilizada para a subsistência dos indígenas da etnia Pataxó.
Por g1 BA e TV Santa Cruz

25/10/2023 20h32 Atualizado há um dia

A Justiça Federal determinou que a União e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) concluam o processo de revisão de limites da terra indígena de Barra Velha, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, após uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi anunciada na terça-feira (24).

Na ação, o MPF alegou suposta irregularidade na criação do Parque Nacional de Monte Pascoal, que teria subtraído a maior parte da área utilizada para a subsistência dos indígenas da etnia Pataxó.

Os alvos do processo podem recorrer em até 15 dias a partir da decisão. Depois disso, a medida deve ser cumprida até 3 de dezembro de 2023, sob pena de multa de R$ 10 milhões.

Além disso, a União foi condenada a pagar possíveis indenizações decorrentes do procedimento de expropriação e despesas do procedimento de revisão de terra indígena. As partes têm um prazo de 30 dias para se manifestar.

Em 2022, a região recebeu uma força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), formada pela polícias Militar, Civil e Federal, para evitar conflitos no local, que fica próximo ao Parque Nacional do Monte Pascoal.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/10/25/justica-determina-que-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.