VOLTAR

Justiça declara inconstitucional a lei estadual que extinguiu 11 unidades de conservação em Rondônia em 2018; vídeo

G1 - https://g1.globo.com/
21 de Set de 2021

A Justiça de Rondônia declarou inconstitucional, a Lei Complementar Estadual no 999/2018 que extinguiu a Estação Ecológica Soldados da Borracha e outras 10 unidades de conservação espalhadas pelo estado. A decisão foi divulgada na segunda-feira (20).

O pedido foi feito pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) logo após a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovar o projeto, por unanimidade, em novembro de 2018.

Todas as áreas foram eliminadas seis meses após a data de criação. Somente a estação Soldado da Borracha possuía mais de 170 mil hectares, de acordo com o decreto estadual no 22.690.

De acordo com o MP, inicialmente a lei tinha a intenção de extinguir somente a reserva Soldado da Borracha. No entanto, durante o processo de aprovação na ALE-RO foram inseridas outras dez unidades de conservação (veja abaixo).

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), ressalta que a lei fere a própria Constituição Estadual e Federal, nos artigos 218 e 225, respectivamente, que reforçam a importância e responsabilidade do poder público em garantir a preservação ambiental.

O MP aponta ainda que como o projeto de lei não possui embasamento de um estudo técnico adequado e que, por ser unidades de preservação, estudos são necessários para "mitigar efeitos maléficos ao bioma e à coletividade".

A justificativa utilizada para a extinção seria apenas que o "ente público não teria orçamento para realizar a desapropriação em uma das áreas de proteção".

O g1 entrou em contato com o governo de Rondônia e a ALE-RO para saber quais medidas devem ser tomadas com base na decisão do TJ-RO, mas até o momento não obteve resposta.

Outras extinções

Em maio de 2021, o MP entrou novamente com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a redução dos limites de duas unidades de conservação: a Reserva Extrativista Jaci-Paraná e do Parque Estadual de Guajará-Mirim.

A proposta de autoria do governador Marcos Rocha reduziu mais de 160 mil hectares de áreas protegidas no estado e criou outras cinco que, juntas, possuem cerca de 70% de toda a área restringida.

Fonte: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/09/21/justica-declara-inc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.