VOLTAR

Justiça dá 4 meses para donos de fazendas ocupadas removerem bens

G1 - www.g1.globo.com
03 de Ago de 2015

A Justiça Federal em Mato Grosso do Sul deu prazo de 120 dias para proprietários de fazendas ocupadas por indígenas no distrito de Taunay, em Aquidauana, região oeste do estado, retirarem todos os bens dos locais. O pedido de reintegração de posse foi negado pelo juiz Pedro Pereira dos Santos, da 4ª Vara Federal, na sexta-feira (31).

O G1 entrou em contato com o advogado dos donos das fazendas Cristalina e Ouro Preto, Guilhermo Salazar, que se recusou a comentar o caso até ter acesso à decisão.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) não respondeu ao G1 sobre a situação dos indígenas no local até a publicação desta reportagem.

Ocupação

Cerca de 300 indígenas da etnia terena ocuparam as fazendas Cristalina, Ouro Preto e Persistência na última segunda-feira (27), conforme informado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Segundo o advogado Guilhermo Salazar, os índios chegaram nas propriedades, abordaram os funcionários e em seguida armaram o acampamento. Ainda conforme a Famasul, eles reivindicam aumento da área da aldeia.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/08/justica-da-4-mes…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.