VOLTAR

Julgamento de acusados de matar cacique começa nesta segunda

Portal G1 - http://g1.globo.com/
21 de Fev de 2011

Começa nesta segunda-feira (21) o julgamento de três acusados pelo assassinato do cacique guarany-kaiwá Marcos Veron, em janeiro de 2003, em Juti (MS). O júri ocorre em São Paulo, no Fórum Federal Criminal. O caso será julgado pela juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal Criminal.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, a expectativa é que o julgamento dure entre oito e 15 dias, devido ao grande número de testemunhas a serem ouvidas. O júri está previsto para começar às 11h.

No decorrer do processo, o júri foi transferido de Mato Grosso do Sul, onde ocorreu o crime, para São Paulo a pedido do Ministério Público Federal, que alega que naquele estado não há condições de isenção suficientes para garantir um julgamento imparcial. Além disso, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou que o júri ocorra em São Paulo para evitar que a decisão sofra influência social e econômica dos supostos envolvidos no crime.

Em 2010, o julgamento chegou a ser suspenso por duas vezes. No primeiro julgamento, marcado inicialmente para o dia 12 de abril, o adiamento ocorreu porque a defesa dos réus apresentou atestado médico. O segundo adiamento ocorreu em maio, por conta da impugnação do tradutor designado para atuar na sessão. O Ministério Público abandonou o julgamento e ele foi suspenso.

A morte do cacique
O cacique foi morto em um acampamento indígena de Juti, em Mato Grosso do Sul, quando tinha 72 anos. Na ocasião, quatro homens armados ameaçaram, espancaram e atiraram em líderes indígenas no local. O cacique foi levado para o hospital com traumatismo craniano, mas não resistiu e morreu.

De acordo com a Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo, dois homens respondem por tentativa de homicídio qualificado, por seis vezes, e o terceiro acusado responde também por homicídio consumado (por motivo torpe e meio cruel). Eles respondem ainda pelos crimes de tortura, sequestro e formação de quadrilha. Um quarto acusado, que está foragido, teve seu processo desmembrado e suspenso.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/julgamento-de-acusados-de-ma…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.