VOLTAR

Juiz mantém prazo para saída de índios em MS

O Globo, O País, p. 9
21 de Jan de 2004

Juiz mantém prazo para saída de índios em MS

O juiz federal Odilon de Oliveira negou ontem pedido da Funai para que o prazo de desocupação de 14 fazendas e sítios ocupados por índios no extremo Sul de Mato Grosso do Sul fosse estendido para mais 20 dias. O prazo dado pela Justiça terminou ao primeiro minuto de hoje. Armados com flechas e tacapes, os índios diziam que reagiriam à reintegração de posse, ordenada na semana passada por Odilon.

O procurador da República Ramiro Rochenbach tentava derrubar a decisão do juiz, com recurso à presidência do Tribunal Regional Federal, em São Paulo. O desembargador Luiz Stefanini alegou motivo pessoal para não julgar o recurso, entregue à desembargadora Consuelo Yoshida. Ela deve se pronunciar hoje.

A Polícia Federal no estado avisou o juiz que não tem como despejar os índios. O superintendente Wantuir Jacini solicitou à direção-geral da PF dois helicópteros e equipes do Comando de Operações Táticas para reforçar o grupo que vai cumprir a decisão da Justiça.

O Globo, 21/01/2004, O País, p. 9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.