VOLTAR

Juiz entrega 109 registros civis a indígenas; meta é de 3 mil

Midiamax
Autor: Alcindo Rocha
21 de Fev de 2008

Em cerimônia realizada na manhã de ontem (20), na Comarca de Iguatemi, o juiz substituto Eduardo Lacerda Trevisan entregou os primeiros 109 registros civis aos indígenas moradores das aldeias Sassoró e Jaguapiré, localizadas no município de Tacuru, Comarca de Iguatemi. O evento serviu como lançamento do Projeto Índio - Cidadão Total, em que cerca de 3 mil indígenas moradores de aldeias localizadas na comarca receberão o registro de nascimento. O restante dos registros será entregue nos próximos dias.

O capitão da aldeia, Ansilo Castelão, disse que o registro civil era um sonho antigo de toda a comunidade indígena e agradeceu muito ao Judiciário e ao Ministério Público.

A oportunidade serviu para os indígenas solicitarem ao magistrado da comarca a realização de casamentos dos índios, para regularizar a situação conjugal e dos filhos. O juiz pediu ao capitão da aldeia para fazer o levantamento do número de casais que têm este desejo. A intenção do magistrado é realizar um grande casamento coletivo no dia 19 de abril, Dia do Índio. O representante indígena adiantou que serão mais de 200 casais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.