VOLTAR

Jovens são formados como agentes ambientais em comunidade quilombola de Oriximiná

G1 g1.globo.com
25 de Set de 2017

Preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas quanto ações sustentáveis não são tarefas fáceis. Para aumentar a abrangência desses trabalhos, 13 jovens da comunidade quilombola Ariramba, na região ribeirinha de Oriximiná, no oeste do Pará, receberam oficinas para atuarem como agentes ambientais. Esta é a segunda fase da formação dos comunitários.

Formados, os jovens deve atuar diretamente na coleta dos diagnósticos e em demandas da comunidade. As oficinas ocorreram de 22 a 24 de setembro, mas os novos agentes recebem acompanhamento desde o mês de julho.

"Essa é uma das formas da gente saber cuidar do meio ambiente, que em alguns tempos a gente não tinha e isso aqui é muito importante e a gente já aguardava a vinda desse curso há tempos", disse Gervásio dos Santos Oliveira, coordenador da Associação da Comunidade de Remanescentes de Quilombos do Ariramba (Acorqa).

Para o comunitário de 24 anos, Natanael Oliveira, a formação era um antigo sonho que está se realizando aos poucos. "Era um sonho participar de algo que pudesse proteger o meio ambiente, ainda mais pra mim que nasci e me criei aqui. Eu vi a mudança causada por conta da caça e também da pesca, e é uma grande tristeza dentro da comunidade", disse.

O curso tem dois módulos, sendo o básico com noções de legislação ambiental, ecologia, uso de tecnologias e áreas protegidas, e o específico, com as demandas de educação ambiental, monitoramento e produção sustentável.

A comunidade

Com pouco mais de 40 famílias, a comunidade Ariramba tem quase quatro décadas de histórias. A economia gira em torno da agricultura familiar, com o cultivo da mandioca, abacaxi, milho, arroz, macaxeira, banana e batata, do extrativismo com a coleta da castanha, açaí, cumaru e andiroba. As culturas passam de pai para filho e garantem o sustento da comunidade que também começa a trabalhar o artesanato sustentável.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/jovens-sao-formados-com…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.