VOLTAR

Jovens indígenas são tema de curta-metragem

A Crítica (AM) - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=345305
Autor: Lane Lima
18 de Fev de 2010

Os casos de suicídio entre jovens indígenas do Norte do País por consumo de substâncias alcoólicas são assuntos que sempre intrigaram o produtor audiovisual Sérgio Andrade, que sempre acompanhou as notícias relacionadas a essas situações com curiosidade e atenção. Por conta disso, resolveu criar um roteiro livremente baseado na questão social. O projeto, que dará vida a um curta-metragem chamado "Cachoeira", foi um dos 20 contemplados pelo Edital de Curta-Metragem dos Gêneros Ficção e Documentário em 35mm do Ministério da Cultura e começa a ser gravado no final do mês de abril, em Presidente Figueiredo.

Durante pesquisa, Sérgio conta que teve acesso a informações jurídicas e jornalísticas sobre um caso que aconteceu em uma comunidade no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros de Manaus. "Mas meu roteiro apenas se utiliza desses dados reais para compor um mosaico fictício em que o tema é proposto de maneira instigante e provocadora", diz. Para ele, o assunto é interessante pois implica vários universos culturais do branco, índio e misticismo. "Parece que, num sentido figurado, quando eles misturam cachaça, cigarro, mandioca fermentada e até acetona, eles estão misturando uma grande confusão sociocultural".

Seleção

Para compor o elenco do curta, a produtora Soraya Freitas selecionou indígenas que já trabalharam em produções de filmes e televisão. "Eles são autênticos indígenas, falam os dialetos e já tiveram experiência com audiovisual. Participei de um dos testes e estou impressionado com a carga interpretativa e estética deles", declara o diretor.

Sérgio comenta que os atores já estão em fase de ensaios. "Tive uma grande satisfação quando iniciei os ensaios com o elenco indígena - entre eles ticunas, tarianos e dessanas - quando pude ver o quanto o roteiro reflete mesmo a realidade social de algumas comunidades", afirma. "Os índios ficaram envolvidos e interessados em contribuir para uma obra que apresenta essa parte da situação indígena hoje".

Atores

Anderson Araújo, Anderson Peixoto, Osmar Moreira, Severiano Kedassere e Raimundo Kissibe foram os indígenas selecionados para participar do filme. Além deles, o elenco contará com a atriz Maíra Chasseraux. "Maíra é uma atriz que está começando a ter reconhecimento no cinema brasileiro e traz mais projeção e profissionalismo ao filme", informa Sérgio. Ele adianta que após a atriz terminar as gravações do novo filme de Selton Mello, "Filme de Estrada", virá para Manaus. No curta Maíra fará par com ator amazonense Begê Muniz. "Ela se enquadra bem no papel de jovem mestiça indígena e topou ter um cachê igual ao dos outros atores amazonenses. Sempre planejei fazer um filme com ela, é como o diretor que tem uma atriz de preferência".

Detalhes

O diretor adianta que o curta-metragem será gravado na Cachoeira do Santuário, a qual a administração se mostrou muito interessada em apoiar a produção. "Outro local seria a Cachoeira de Santa Claudia, mas estamos a espera da resposta deles, lá também seria perfeito".

No filme, os suicídios acontecem na cachoeira, o que, segundo Sérgio, torna tudo mais complicado tecnicamente e até perigoso. "Para gravar certos trechos, teremos apoio de profissionais de rapel. Está tudo bem amarradinho", explica.

Para Sérgio Andrade, o filme deve levantar uma reflexão sobre estas questões sociais. "Mas sou um diretor da corrente dos que acham que um filme tem signos que trabalham por si só. Além de passarem uma mensagem de proveito também tem uma liberdade estética a ser absorvida pelo público", finaliza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.