VOLTAR

Jovem indígena levanta faixa de protesto durante abertura da Copa

O Globo- http://oglobo.globo.com
13 de Jun de 2014

A abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira, marcou duplamente a vida do xandaro, Wera, de 13 anos. O jovem da aldeia Krukutu, localizada na Zona Sul de São Paulo, foi um dos três adolescentes escolhidos pela organização da cerimônia para soltar pombas brancas antes do jogo entre Brasil e Croácia simbolizando a união entre brancos, negros e índios no Brasil. Ele conseguiu driblar a segurança da Fifa e protestou pela demarcação de terras indígenas.

Antes do início oficial da partida, vencida pelo Brasil por 3 a 1, Wera caminhou com outros dois jovens ao centro do campo e soltou três pombas brancas marcando a união dos povos brasileiros. O ato foi organizado pela Fifa em substituição ao discurso de abertura que a presidente Dilma Rousseff (PT) faria - cancelado para evitar constrangimentos a chefe do Executivo. Logo após a cena, o índio pegou uma faixa vermelha escondida sob a cueca e levantou em protesto pedindo a demarcação de terras no Brasil.

Wera nasceu na aldeia Krukutu, em Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista. O jovem foi escolhido pela organização para participar da cerimônia com outros três jovens da localidade: Wanuza e Papa. Ele foi um dos índios que apareceu remando sobre uma canoa na cerimônia de abertura.

A cena do protesto não foi capitada pela transmissão oficial do evento, mas foi registrada por fotógrafos da Comissão Guarani Yvyrupa. Durante a partida, Fábio da Costa Ramos, 30 anos, também morador da aldeia Krukutu, levantou uma faixa na arquibancada pedindo a demarcação de terras indígenas e a não aprovação da PEC 215 - que limita a homologação de terras no país.

- Conseguimos participar da cerimônia representando nosso povo. Não poderíamos perder o momento e mostrar ao mundo nossa luta. A demarcação de terras indígenas está ameaçada no Brasil por conta da PEC 215. O Brasil e o mundo não podem se calar a isso - afirmou Fábio da Costa.

Segundo Fábio, que é um dos líderes da aldeia, antes do início da cerimônia a organização do evento pediu para que ninguém entrasse com nada em campo. Depois do ato, Ware e Fábio foram repreendidos e a faixa do jovem xandaro apreendida.

O GLOBO tentou entrar em contato com o Wera, mas eles não estava em casa.

http://oglobo.globo.com/brasil/jovem-indigena-levanta-faixa-de-protesto…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.