VOLTAR

Jardim Botânico ganhará trilha indígena krahô

Metrópoles - http://www.metropoles.com
02 de Jun de 2016

Quem for ao Jardim Botânico de Brasília a partir de domingo (5/6) conhecerá traços da cultura indígena krahô na trilha que será inaugurada às 9h. O evento começará com concentração na área da Educação Ambiental, seguida de caminhada. Nos primeiros 700 metros do percurso de 1,4 quilômetro, os visitantes encontrarão troncos pintados por artistas e por pessoas da comunidade que participaram de oficinas de grafismo típico da etnia em abril e maio.

A Trilha Indígena Krahô fica dentro da Trilha Ecológica, de 3,5 quilômetros. "Estamos trazendo para o Jardim Botânico também a nossa cultura indígena", explica a artista plástica Janice Affonso, coordenadora das oficinas. Os workshops foram inspirados nos elementos ar, terra, fogo e água e nas dualidades encontradas na cultura da etnia, originária do Nordeste brasileiro e presente no norte do Tocantins.

Segundo o engenheiro agrônomo do Jardim Botânico Eduardo Henrique Freire, a novidade integra um projeto que visa valorizar a cultura dos índios do Cerrado e divulgá-las por meio de trilhas - a krahô é a primeira delas. "Eles [os índios] valorizam o bioma e com isso temos o Cerrado preservado", destaca Freire, coordenador da proposta.

Parceria

Resultado de parceria entre o Jardim Botânico, a Bancorbrás e a Fundação Pró-Natureza (Funatura), a nova atração teve consultoria de um representante da etnia krahô. Também faz parte do acordo o plantio de mudas de espécies do Cerrado. Até agora, já existem 2,1 mil, como pequi e buriti. Estão previstas mais 3 mil.

Depois do lançamento, a trilha ficará aberta à população. Visitas de grupos devem ser marcadas na Gerência de Educação Ambiental do Jardim Botânico, no (61) 3366-3831, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de terça a sexta-feira.

http://www.metropoles.com/distrito-federal/jardim-botanico-ganhara-tril…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.