VOLTAR

Itamaraty nega passaporte ao cacique Juruna

Folha de São Paulo (São Paulo/SP)
12 de Nov de 1980

Segundo fontes internas, o Itamaraty (Ministério das Relações Interiores) não oferecerá passaporte à Juruna, e a questão de sua viagem deve permanecer no âmbito do Ministério da Justiça. O portavoz destacou que o Itamaraty apenas concede passaportes de serviço e diplomáticos a pessoas em missão do governo. O passaporte comum é emitido pelo Ministério da Justiça, onde verifica-se também a situação do índio perante a legislação brasileira.
Por outro lado, seis partidos políticos holandeses apelam, telegrafando ao ministro do Interior e da Justiça e ao presidente da Funai solicitando revogação da decisão do governo brasileiro que proíbe o cacique xavante de viajar à Holanda. Ao mesmo tempo, o Tribunal informa que convidará o presidente, ministros e presidente da Funai para defenderem as queixas feitas ao governo do País.
No corpo da mesma notícia há um relato do presidente da Funai afirmando que os cientistas sociais, antropólogos, "atrapalham"; e a defesa, por parte de Orlando Villas Boas e Roberto Guaranis, da presença da Força Aérea e do Parasar (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento) no Parque do Xingu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.