VOLTAR

Inpa e instituições parceiras organizam espaço agroecológico

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - http://insa.gov.br/
17 de Jul de 2014

O Espaço Agroecológico na Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós) foi criado com o objetivo democratizar o conhecimento agroecológico dentro da Flona, além de estimular produção de hortaliças sem a utilização de produtos agroquímico.

A iniciativa também busca a implantação, o manejo e a produção de hortaliças sem a adição de produtos agroquímicos para beneficiar cerca de 100 cooperados que executam atividades de Manejo Florestal Comunitário na Flona Tapajós. Além disso, temas como a importância da segurança alimentar, da prática de produção de adubos orgânicos e produção de mudas de espécies florestais são abordados no projeto.

No espaço são produzidas hortaliças e frutas como: pepino, alface, maxixe, coentro, couve, quiabo, cebolinha, feijão de corda, melancia, maracujá, entre outros. Todos os alimentos são cultivados sem a utilização de inseticidas, pesticidas ou adubos químicos que podem trazer prejuízos à saúde e ao meio ambiente se utilizados incorretamente. Até o momento, mais 200 kg de produtos já foram colhidos neste espaço com o auxilio dos próprios cooperados e comunitários.

A agroecologia é uma alternativa de agricultura familiar sustentável que é economicamente viável. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1928 e é uma ciência agregadora que utiliza conhecimentos de vários campos além de utilizar saberes populares provenientes de comunidades camponesas e indígenas.

Florestas Nacionais

A Floresta Nacional do Tapajós, uma das 66 Florestas Nacionais existentes no país, está localizada no oeste do estado do Pará e foi criada em fevereiro de 1974. Com uma área de aproximadamente 545 mil hectares, a Flona Tapajós é considerada modelo na área de manejo florestal madeireiro comunitário e familiar.

Essas florestas são áreas de cobertura florestal de domínio público onde predominam espécies nativas que tem como objetivo utilizar de maneira sustentável e múltipla os recursos naturais. Por isso a pesquisa científica é incentivada, principalmente se esta tiver ênfase no desenvolvimento sustentável.

As populações tradicionais que habitam essas áreas podem permanecer dentro da extensão da Flona se estão em conformidade com o plano de manejo da unidade de conservação.

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/07/inpa-e-instituicoes-parc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.