VOLTAR

Iniciados os trabalhos de construção da aldeia indígena

Independente - http://www.independente.com.br
21 de Jan de 2014

Hoje foram iniciados os trabalhos de infraestrutura da construção da nova aldeia indígena, nas margens da BR-386. O consórcio formado pelas empresas Iccila-Planus venceu a licitação para a realização da obra que deve liberar os últimos dois quilômetros a serem duplicados na rodovia.

Segundo o representante do consórcio vencedor, o arquiteto Leandro Eckert primeiramente será realizado o trabalho de demarcação da área de construção da aldeia. "Temos que planejar e executar, isso leva uma demanda de tempo muito grande," explica o arquiteto Eckert.

Com orçamento de R$ 8,54 milhões, as empresas serão responsáveis pela elaboração do projeto e pela construção de 29 casas de alvenaria, centro de reuniões para promover a cultura indígena, escola caingangue e casa de artesanato. O terreno comprado fica nos fundos da atual aldeia, cerca e 400 metros da rodovia. As empresas terão dois anos para realizar os serviços.

Esta foi a segunda tentativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de contratar uma empresa para a obra. Na primeira, a vencedora também foi a Iccila-Planus, porém o valor de R$ 9,8 milhões foi rejeitado pelo elevado valor. A obra é essencial para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) libere o trecho de dois quilômetros remanescentes, impossibilitado de ser duplicado, pois os índios moram atualmente próximos da pista. No entanto, a Funai ainda não se pronunciou a respeito do assunto.RG

http://www.independente.com.br/player.php?cod=43077

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.