VOLTAR

Índios Xikrin-Kaiapó colhem resultados do manejo florestal sustentável

O Estado de São Paulo estadao.com.br
Autor: Nilto Tatto
04 de Nov de 2000

O Secretário Executivo do Instituto Socioambiental e coordenador do Projeto Plano de Manejo Florestal Sustentável da Terra Indígena Xikrin do Cateté, Nilto Tatto, analisa a experiência do manejo florestal sustentável entre os Xikrin do Cateté, no sul do Pará, considerando a conjuntura da política indigenista no Brasil pós Constituição de 1988. Nesse sentido, evidencia, não só os avanços na consolidação dos direitos indígenas, mas também a permanência do modelo de exploração predatória de recursos naturais que desrespeita a integridade das comunidades indígenas, de modo a invadir sistematicamente seu território.
É nesse contexto que ele aponta a iniciativa do plano de manejo florestal sustentável dos Xikrin como um mecanismo que garante a resistência contra o modelo predatório das madeireiras, que não depende do paternalismo assistencialista do Estado. Assim, Tatto considera a iniciativa dos Xikrin como uma alternativa que pode servir de exemplo para outras comunidades indígenas e não indígenas da Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.