VOLTAR

Índios vão estudar na UA

A Crítica (Manaus - AM)
07 de Jul de 2001

Bolsas de estudos foram concedidas, por empresa que cometeu crime ambiental, a dez indígenas na Universidade do Amazonas mediante a decisão da Vara Especializada do Meio Ambiente. A empresa Navezon Linhas Internas da Amazônia foi autuada em decorrência da exploração mineral de seixos na margem esquerda do Rio Negro. Os contemplados com as bolsas são integrantes do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam).
O Governo do Estado atende a educação indígena do nível médio à pós graduação. Ao todo são quinhentas e oitenta e cinco escolas nativas, que recebem financiamento através do Fundef.
O ticuna Osman Félix relatou as dificuldades financeiras vividas por um estudante universitário índio, destacando que a bolsa de estudos, apesar de ajudar, não é suficiente para suprir as despesas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.