VOLTAR

Índios terena mantêm ocupação da fazenda Petrópolis

Midiamax - www.midiamax.com
Autor: Alcindo Rocha
06 de Set de 2008

Os indígenas da etnia terena ocupam desde o dia 25 de agosto a fazenda Petrópolis do ex-governador Pedro Pedrossian, em Miranda. A informação é do gerente da propriedade, Agenor Carneiro Benites, que está na sede da propriedade. Além do gerente, outros quatro funcionários da fazenda permanecem no local.

Segundo ele, entre 150 e 200 índios estão no local e armam barracas no pátio da sede para se abrigar. Mesmo o frio desta manhã na região não espantou os ocupantes. Os índios não estariam permitindo entrada e saída de pessoas da Petrópolis, exceto funcionários.

Pedrossian obteve liminar em ação de reintegração de posse na Justiça Federal de Campo Grande, mas, mesmo notificados, os indígenas não cumpriram o mandado. A Funai (Fundação Nacional do Índio) também foi notificada.

Para suspender a liminar, o MPF (Ministério Público Federal) ajuizou um agravo de instrumento no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que circunscreve São Paulo e Mato Grosso do Sul. Porém, o recurso ainda não foi apreciado.

Cerca de 40% da propriedade está compreendida em área que será avaliada por grupo de estudo constituído nesta semana pela Funai para fins de demarcação. O percentual foi estimado por Pedrossian.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.