Jornal da Cidade de Bauru - http://www.jcnet.com.br/
20 de Jul de 2010
Avaí - Cerca de 100 jovens da terra indígena Araribá, em Avaí, participaram, na semana passada, da oficina de educação ambiental e trabalho comunitário na Aldeia Kopenoti. A oficina é parte do projeto "Preservação, Conservação e Recuperação de Matas Ciliares da Bacia do córrego Araribá", coordenado pelo Instituto para Defesa do Meio Ambiente Indígena e Funasa de Bauru. Para a recuperação do córrego Barro Preto serão investidos R$ 136,7 mil, fruto de parceria entre o Fehidro, Funai e comunidade indígena.
Serão recuperados 22,2 hectares, com o plantio de 8.462 mudas de espécies nativas. A oficina, coordenada por consultores do Instituto de Desenvolvimento Social e da ONG Educo-Educação ao Ar Livre, utilizou a metodologia da educação experiencial, na qual a natureza é tanto a professora como a sala de aula.
Os participantes vivenciaram situações que propiciaram o aprendizado a partir da própria experiência e da aplicação prática dos aprendizados. Através de atividades lúdicas foi programado o plantio de 1.500 árvores nativas nas margens do córrego do Barro Preto, um dos principais córregos da área indígena, cujo barro é utilizado em pintura corporal indígena da comunidade terena.
Vivenciando as atividades de planejamento e prática os participantes compreenderam os objetivos e atividades do projeto e se tornaram executores. Também refletiram sobre os problemas ambientais e a necessidade de valorizar o meio ambiente e continuar participando do projeto.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.