VOLTAR

Índios reivindicam educação diferenciada

A Crítica (Manaus - AM)
12 de Mai de 1998

Lideranças indígenas participaram do 1o Seminário de Educação Escolar Indígena e defenderam uma educação diferenciada, adequada à realidade das aldeias. Marcos Terena, coordenador de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai, afirmou que os índios têm assumido um novo papel na luta por direitos, como educação, saúde e demarcação de terras, sem perder a identidade cultural.
Na avaliação do antropólogo Ademir Ramos, da Universidade do Amazonas, a reunião de grupos indígenas para discutir a criação do Conselho Interinstitucional de Educação Escolar Indígena no Amazonas é um fato histórico.
Além disso, um evento deverá reunir três palestras com a temática indígena. Participarão como palestrantes Gersem Baniwa, Gilvan Muller de Oliveira, Marcos Terena, Francisca Paresí, Zeneide Macuxi, Auricélio Shanenawa entre outros. O lançamento do livro "Sataré-Maué" também faz parte da programação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.