VOLTAR

Índios querem ter direitos e deveres, diz Marcos Terena

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
05 de Ago de 2005

Como parte das discussões do Fórum Social Indígena do Pantanal, que é realizado em Campo Grande, os índios de Mato Grosso do Sul discutem metas para o milênio, como a identidade cultural de cada povo indígena e também os direitos e deveres. A afirmação foi feita hoje pelo Articulador dos Direitos Indígenas, Marcos Terena, em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena. O líder indígena afirmou que a questão dos deveres indígenas nunca foi abordada pela comunidade, no entanto, segundo ele, os índios não querem cestas básicas, mas uma política especifica voltada para a população.
O Fórum, que começou ontem será realizado até amanhã, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande, OAB-MS e Funai e reúne cerca de 300 lideranças indígenas. O debate é uma forma de preparatório para o Fórum Social Mundial 2006 e a discussão é sobre a "Construção do Mundo Indígena Solidário".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.