VOLTAR

Índios presos no Estado preocupam Anistia Internacional

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/
Autor: João Humberto
05 de Abr de 2009

A AI (Anistia Internacional) enviou para governo federal uma carta manifestando sua preocupação com os Guarani Kaiowá que vivem na comunidade indígena Passo Piraju, em Dourados, cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande. A organização destacou a situação dos indígenas que estão presos no presídio Harry Amorim de Dourados.

A carta diz que os indígenas Carlito de Oliveira, Nilson Duarte, Estevão Duarte e Plácida de Oliveira correm risco de tortura. Eles foram presos em 12 de fevereiro, acusados de assaltarem a casa de um sargento da PM (Polícia Militar). Carlito também é suspeito de assassinato.

O órgão internacional também solicitou que o governo federal aumente seus esforços no processo de identificação das terras indígenas no Mato Grosso do Sul, com o fim de garantir o direito a terra, tranquilidade e segurança para os Kaiowá-Guarani.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.