VOLTAR

Índios pataxós ocupam área próxima à BR-101, em Paraty, RJ

G1 - http://g1.globo.com
30 de Mai de 2016

Índios da tribo Pataxó invadiram um terreno às margens da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), na Costa Verde do Rio de Janeiro. Com objetivo de criar uma nova aldeia, eles estão a aproximadamente 30 km do trevo de Paraty. "Eu sinto que esse local já é uma aldeia. Já ocupamos e pretendemos ficar aqui até o fim, mantendo a cultura, para não deixar morrer", disse o líder Kauian Pataxó.

A tribo vive na região há 11 anos. O grupo era da Bahia e estava morando em casas alugadas no Parque Mambucaba, em Angra dos Reis. Eles decidiram ocupar a área depois de várias tentativas de negociação sem sucesso com o governo. "Fomos até o Ministério Público para estar negociando. Eles falaram assim: 'Vamos tentar conseguir uma área para vocês'. Encontramos com o defensor também, fizemos documento para conseguir uma área. Desse documento para cá já tem dois anos e não obtemos resposta nenhuma", disse o cacique Hägüi Pataxó.

Há uma semana, o Ministério Público Federal se reuniu com representantes da etnia pataxó para tratar da situação deles. Em 2015, foi instaurado um inquérito civil público. Os procuradores da república fizeram um pedido de demarcação de terras à Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília.Também foram feitos pedidos a outros órgãos dos governos federal e estadual.

"Essa área que escolhemos para o nosso povo. Tem rio, tem água boa, tem a floresta, a nação nativa. Isso é o que importa para o nosso povo, um lugar em que a gente possa estar levando a nossas crianças para a escola. Nossos idosos, aqui tem muito idosos hipertensos, que possam ter fácil acesso ao médico", afimou o líder Apohinã Pataxó.

Procurada pela produção do RJTV, a assessoria de imprensa da prefeitura de Paraty disse que a área invadida é uma propriedade particular. Por isso, o proprietário é responsável pela reintegração de posse do imóvel. A Funai informou que respeita o direito dos índios e está acompanhando o caso. Também afirmou que os índios pataxós não são da Costa Verde, mas mesmo assim será feito um estudo antropológico para identificar a possibilidade de conseguir um espaço para eles na região, mas disse que não seria possível estabelecer um prazo.

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/05/indios-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.