VOLTAR

Índios paraenses discutem a criação dos territórios etnoeducacionais

Secom PA - http://www.pa.gov.br/
22 de Out de 2010

"Vai ser melhor. Nossa educação, agora, será construída conforme as nossas demandas e culturas". A declaração do índio Notire Xikrin expressa a esperança de dias melhores para o ensino público nas aldeias. Ele é um líder na plenária que discute a criação dos territórios etnoeducacionais no estado do Pará. O encontro começou sexta-feira (22) e termina neste domingo (24), no Parque dos Igarapés, em Belém.

Pelo menos 200 indígenas estão na capital paraense debatendo o assunto. A coordenadora de Educação Indígena do Pará, Puyr Tembé, informou que a meta é criar seis territórios no estado: Tumucumaque, povos de Santarém, Tembé, regional de Marabá, Altamira e o povo Mundurucus. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o encontro conta com a participação de cerca de 20 povos indígenas.

No sábado (23), os índios assinarão o Plano de Ação da Pactuação dos Territórios. Com o plano, o movimento indígena cumpre a última etapa do processo de criação dos territórios. O coordenador de Educação Indígena do MEC, Gersen Baniwã, considerou que a assinatura do plano de ação faz parte da articulação que une diferentes forças "para a construção coletiva de uma política educacional que tanto queremos".

Em todo o Brasil, serão criados 18 territórios etnoeducacionais. Os territórios compreendem as terras indígenas, ocupadas por povos que possuem relações, que são frutos de raízes sociais e históricas, políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

Depois de constituído, cada território construirá um plano de ação para a educação escolar indígena. Com isso, as políticas de educação escolar indígena passam a ser destinadas aos povos indígenas de acordo com a sua territorialidade, e não mais por unidades da federação.

Secom - com informações da Ascom/Seduc

http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=68548

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.