VOLTAR

Índios ocupam secretaria e pedem melhorias para educação; veja vídeo

G1- http://g1.globo.com
Autor: Dominique Cavaleiro
08 de Fev de 2017

Indígenas de várias etnias ocuparam nesta quarta-feira (8), a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Santarém, oeste do Pará. Eles queriam chamar a atenção das autoridades para a situação das escolas públicas indígenas da região, além de várias reinvindicações que visam melhorar a educação no município. Os indígenas também fizeram protestos contra a contratação de professores por intermédio de indicação de vereadores.

Segundo um dos líderes da ocupação, Diego Arapyum, em 2006, a partir de um acordo com a Semed foi implantada uma coordenação escolar indígena em Santarém com o objetivo de cuidar das demandas referentes à lotação dos professores e demandas da educação indígena. "Desde a troca do governo anterior que estão tentando excluir esta coordenação da lotação dos professores e fechar somente na coordenação de rios e planalto. Por esse motivo, nós do Movimento Indígena, juntamente com os professores, estamos nos manifestando", contou.

Os indígenas afirmam que até o momento as lideranças das aldeias não sabem quem são os professores que vão atuar nas 41 aldeias de Santarém. As aulas devem começar na próxima segunda-feira (13). "O que estamos sabendo é que tem vários vereadores que estão indicando professores para as nossas aldeias, e nós não vamos aceitar que nenhum vereador indique os profissionais que vão trabalhar nas nossas aldeias. Todos os anos fazemos avaliações e quem indica os professores para as nossas aldeias, são as próprias lideranças", completou Diego.

Os indígenas ocuparam o prédio no início da manhã, expondo cartazes e proferindo palavras de ordem. Na ocasião, eles também fizeram danças e cantaram músicas no idioma das respectivas etnias. A ocupação deve continuar até que os indígenas sejam recebidos por um representante da educação do governo municipal.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2017/02/indios-ocupam-se…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.