VOLTAR

Índios ocupam mais uma fazenda em MS

FSP, Brasil, p. A5
30 de Dez de 2003

Índios ocupam mais uma fazenda em MS

Cerca de 300 índios das etnias guarani e caiuá invadiram na madrugada de domingo mais uma fazenda em Japorã (464 km de Campo Grande), ao sul de Mato Grosso do Sul. No dia 22, mil índios haviam invadido outra propriedade no mesmo município. O número de índios nas duas áreas é estimado pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Segundo a Funai, os invasores vieram da aldeia de Porto Lindo, habitada por 3.000 guaranis e caiuás. A aldeia está situada em Japorã, a 12 km das propriedades invadidas. De acordo com a Funai, os índios querem uma área de 9.400 hectares, dentro da qual estão as duas fazendas invadidas.

Segundo o MNP (Movimento Nacional de Produtores), 19 fazendas estão invadidas por índios em Mato Grosso do Sul atualmente. O número não inclui os dois casos ocorridos em Japorã.

FSP, 30/12/2003, Brasil, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.