VOLTAR

Índios Karajá festejam Hetohokÿ

Funai
07 de Mar de 2008

A comunidade indígena Karajá, da Aldeia Santa Isabel do Morro/TO, no Parque Indígena do Araguaia, festeja amanhã, dia oito de março, o ritual de passagem - Hetohokÿ - do jovem Haratuma, filho do administrador-substituto da Administração Executiva Regional do Araguaia, Isarire Lukukui Karajá.

O Hetohokÿ - a Festa da Casa Grande - é um ritual de passagem do menino Karajá para a vida adulta. Significa a passagem da condição do mundo profano para o sagrado, da casa doméstica para a casa de Aruanã (divindade Karajá), da vida para a morte e da água para o céu. A festa do Hetohokÿ, na verdade, se inicia no mês de outubro ou novembro, quando as águas do Rio Araguaia ainda estão baixas e termina no final de fevereiro ou início de março.

Depois do Hetohokÿ, os meninos passam a ser chamados de jyre (ariranha). Terminada a festa de iniciação, eles já podem participar das pescarias coletivas e outras atividades dos adultos, estando também aptos para se casarem.

A estrutura ritual dos Karajá tem dois grandes cerimoniais como referências: o Hetohokÿ e a Festa de Aruanã, que apresentam ciclos anuais, baseando-se na subida e descida do rio Araguaia. Entre outros pequenos ritos, podem ser citados a pescaria coletiva de timbó, a festa do mel, a festa do peixe, além de inúmeros outros inclusos nos grandes rituais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.