VOLTAR

Índios e fazendeiros podem se enfrentar

A Gazeta - Cuiabá - MT
Autor: Daniela Lepinsk
16 de Jan de 2001

Cerca de 70 índios da etnia Caiabi estão acampados no município de Tabaporã (700 quilô- metros ao norte de Cuiabá} desde a quarta-feira. Eles teriam saído do Parque Nacional do Xingu com a intenção de retomar as terras que foram tiradas da etnia há 48 anos, segundo informações do prefeito da cidade, Rogério Riva. Há risco de confronto armado entre os índios e os fazendeiros da região, que chegaram a trancar com máquinas a estrada por onde os índios passariam.
Segundo o prefeito, há informações de que mais quatro ônibus estariam levando outros índios à cidade, além dos que habitam o município vizinho, Juara. Rogério Riva teme que um confronto possa custar vidas. "Os índios têm as armas deles, arcos e flechas. Poucos têm espingardas. Acredito que sejam pacíficos, mas podem ser mal interpretados pelos fazendeiros", observa, apreensivo.
Ele afirma que tentou contato com o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder, que atende a região, mas não obteve resposta. "Consegui com o pessoal de Cuiabá a promessa de que amanhã (hoje) uma equipe venha negociar com os índios", conta. A questão foge à alçada da administração municipal e mesmo da estadual. Por envolver indígenas, depende da intervenção da Funai.

Riva afirma que assinou um acordo com o grupo dos Caiabi, no qual se compromete a ser feito refém, para que eles sigam viagem em segurança caso a equipe da Funai não se apresente até o meio-dia de hoje.
Ele afirma que os índios estão acompanhados por representantes de organizações não go- vernamentais (ONG's) e uma equipe de reportagem de um dos jornais de Cuiabá.
"Hoje (ontem) eles mudaram a versão e disseram que estão aqui para fazer uma pesquisa. Mas é estranho, porque carregam crianças de colo", comentou o prefeito. Segundo ele, com a negociação de que a Funai iria até lá, o grupo aceitou ficar alojado no salão paroquial da igreja.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.