VOLTAR

Indios desocupam a Casa de Saude do Vale do Javari

A Critica, Ultimas, p.A7
11 de Jul de 2004

Atalaia do Norte
Índios desocupam a Casa de Saúde do Vale do Javari
Mais de 150 guerreiros invadiram a Casa de Saúde Indígena de Atalaia do Norte exigindo a troca da direção
Gerson Severo Dantas
Da Equipe de A Crítica
A ocupação da Casa de Saúde Indígena (Casai) do Município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), invadida por 150 índios das etnias canamari, culina, matis, maioruna e marubo, encerrou ontem após dois dias de negociações com o diretor nacional do Departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Desai/Funasa), em Brasília, Alexandre Padilha. "Ele jogou duro, mas nós mantivemos nossa posição e hoje (ontem) ao meio-dia vamos entregar o prédio", contou o representante dos canamaris, Edilson Nunes.
O representante da Funasa concordou em substituir a chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Javari, Cleide Ana Rodrigues Brota, e nomear em 15 dias uma pessoa da confiança dos índios. Padilha também se comprometeu em regularizar as ações de saúde nas áreas de vacinação contra a síndrome febril ictero hemorrágica aguda, doença também diagnosticada como sendo hepatite B ou D, responsável por três mortes nos últimos 15 dias. Outra ação que deverá ser regularizada é a borrifação de biolarvicidas que atuam contra a malária. "Eles precisavam verem que situação nós vivemos aqui, sem ajuda de ninguém", protestou Edilson.
Morte natural
A morte do líder marubo Nicanor Nascimento que causou grande agitação, terça-feira, entre os índios na Casai de Atalaia do Norte foi esclarecida com a divulgação do atestado de óbito, apontando como causa mortis uma parada cardíaca. Muitos indígenas ficaram apreensivos com a morte porque no lado esquerdo da cabeça dele foi encontrada um hematoma, que poderia ter sido causado por uma pancada. Nicanor era líder da aldeia Vida Nova, da região do rio Ituí, no Vale do Javari, Oeste do Amazonas, e estava se tratando de malária. Conforme o assessor de comunicação do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja), Clovis Marubo, Nicanor assistia televisão com funcionários, quando supostamente os dois saíram para atender alguém. No retorno encontraram Nicanor caído.

Em números
6,5 mil índios de etnias com canamari, culina, maus, maioruna e marubo vivem na Terra Indígena Vale do Javari, no Oeste do Amazonas. Esse número não incluí as etnias isoladas ou que têm pouco contato com o homem urbano, como é o caso dos corubos, os famosos "caceteiros".

A Crítica, 11/07/2004, A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.