VOLTAR

Índios de diversas tribos ocupam sede da Funai, no Centro de Maceió

Gazeta Web- http://gazetaweb.globo.com
Autor: Larissa Bastos e Camila Barbosa
13 de Jul de 2016

Índios de diversas tribos de Alagoas ocuparam, na manhã desta quarta-feira (13), a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na praça Sinimbu, no Centro de Maceió. A ação faz parte de um movimento nacional e outras tribos de Sergipe também devem vir para reforçar a ocupação

Entre as reivindicações, estão a estruturação da educação escolar indígena, a não municipalização da saúde e a luta pela não aprovação da PEC 215, que transfere do Poder Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas.

Os índios prometem continuar no local por tempo indeterminado e, além da Funai, também fecharam a BR 101, na altura de Porto Real do Colégio. Nos dois locais, eles realizam rituais das tribos. Participam do ato os Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, os Katokim e Geripanko, de Pariconha, e os Kalanko, de Água Branca.

Ao todo, são 12 povos indígenas de Alagoas, mas apenas quatro estão na Fundação Nacional do Índio. De Sergipe, devem ir para o Estado os Xocós. Eles também aproveitaram o momento para protestas contra o governo do presidente interino Michel Temer.

Os funcionários da Funai aguardam uma resposta da sede do órgão, em Brasília, para voltar às atividades.

http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=13869

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.