VOLTAR

Índios apresentam novas reivindicações à Funai

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
21 de Out de 2005

As etnias Arara, Akinã e Nambiquara, de Rondônia, foram as únicas que enviaram representantes para 5ª Conferência Regional dos Povos Indígenas, que encerrou na semana passada em Cuiabá, foram signatárias do documento que apresenta sugestões sobre diversas áreas de interesse das comunidades indígenas, principalmente no que diz respeito a Autonomia, Tutela, Autodeterminação e revisão do Estatuto do Índio. A declaração foi firmada com representantes dos índios matogrossenses.
A 5ª Conferência Regional dos Povos Indígenas é organizada pela Funai e obedece parte do compromisso firmado entre a presidência da Funai e o Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas da ONU, durante a 22ª Sessão realizada em Genebra (Suíça).
Na declaração, as etnias, entre outras deliberações, sugeriram que a profissão de indigenista deve ser reconhecida pelo Governo Federal, pois a consideram imprescindível para a valorização e revitalização da cultura indígena.
Eles também pedem, no documento, a regularização das escolas indígenas pelo MEC, com pedagogia adequada à sua realidade. Também solicitaram que seja garantida, entre outras reivindicações, a formação de professores indígenas.
Os índios entenderam também que o fortalecimento da Funai é essencial para o sucesso da política indigenista oficial. No entanto, exigiram agilidade no repasse dos recursos necessários à regularização fundiária das terras indígenas -seja ampliando, revendo limites ou demarcando novas terras e promovendo sua proteção e implantando programas de desenvolvimento auto-sustentável.
A saúde indígena foi outro ponto abordado com ênfase. Os índios exigem que o atendimento de saúde indígena permaneça sob a responsabilidade do Governo Federal. O relatório final e as reivindicações nele contidas mostram que os índios estão unidos e querem parcerias para as soluções de seus problemas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.